atividade
Desde 1948 o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha (GFCPC) mantém atividade ininterrupta. Focado na missão de recolher, preservar e divulgar a cultura tradicional e popular da Região Autónoma da Madeira, inúmeras iniciativas dentro e fora de palco têm sido por ele desenvolvidas. Além das apresentações em palco, mais convencionais, o GFCPC, tem procurado estar atento aos usos, costumes e vivências do seu meio, ora envolvendo-se e tomando parte de diversas manifestações de cultura tradicional e popular que ainda persistem na sua freguesia, ora dinamizando/recuperando/recriando outras iniciativas.
Dentro e fora de palco o desafio tem sido o de repensar como os modos de vida dos nossos antepassados têm sido representados e performatizados na atualidade, e que novas abordagens poderão ser experimentadas. De destacar ainda a Gala de Folclore Maria Ascensão, que é organizada pelo GFCPC.
No Palco
Fora de Palco
Gala de Folclore Maria Ascensão
O Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha organiza a Gala de Folclore Maria Ascensão. Este evento tem por principal objetivo homenagear todos os componentes que passaram pelo GFCPC ao longo dos seus anos de existência. Toma, por isso, o nome daquela que foi durante muitos anos o principal rosto do Grupo – Maria Ascensão Fernandes que, com o seu marido, Abel Policarpo de Freitas, durante mais de 4 décadas orientaram este Grupo. A Gala de Folclore acontece de dois em dois anos, promovendo o encontro de diferentes culturas e a promoção da paz entre os povos.