2019 – República Popular da China

Entre os dias 3 e 20 de setembro de 2019, o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha participou em dois festivais de folclore integrados nas comemorações do 70º aniversário da República Popular da China: 30th Shanghai Tourism Festival; 16th China Luoyang Heluo Culture Tourism Festival.

O festival de Turismo de Xangai é um dos mais populares festivais que se realizam na China. É um evento internacional de grande escala, organizado pelo Governo Popular do Município de Xangai e realizado pela Administração Municipal de Turismo de Xangai. O festival iniciou-se com uma grande parada, o evento mais importante deste festival, numa das ruas comerciais mais famosas e movimentadas da Cidade, a Huaihai Road. Tomaram parte cerca de 30 grupos oficialmente convidados para participarem no evento. Todos os anos cerca de 50 milhões de pessoas seguem o festival e este desfile de abertura que também é transmitido pela TV e pela rádio atraindo audiências de mais de 200 milhões de pessoas.

Atuação com transmissão para TV em direto na grande parada do 30th Shanghai Tourism Festival

O Festival de Turismo Cultural Luoyang é um festival anual patrocinado pelo Governo do Município de Luoyang e pela Administração Nacional de Turismo da China, realizado pela Comissão Municipal de Desenvolvimento do Turismo de Luoyang.

Ambos os festivais apresentam desde artes folclóricas até atividades relacionadas ao turismo. Além de divulgarem a cultura tradicional da sua região e do seu país, os participantes nestes festivais tiveram a possibilidade de conhecer a fascinante cultura chinesa e a sua história.

Participação no 16th China Luoyang Heluo Culture Tourism Festival – Zona histórica de Luoyang (antiga capital do Império Chinês)

O balanço da digressão é muito positivo, quer no que respeita ao sucesso da presença do nosso Grupo nos festivais em que participou quer no que respeita à experiência cultural proporcionada. É de assinalar que o GFCPC foi o primeiro grupo português a participar nestes festivais.

Sabia-se à partida que, em vários aspetos, este seria um desafio complexo, quer pela questão financeira, quer pela logística implicada e quer pelas incertezas, sobre como o GFCPC seria recebido, do outro lado. O compromisso de assumir e preparar esta digressão foi, portanto, ousado. Procurou-se, acima de tudo, minimizar os riscos, prevenindo, tanto quanto possível, problemas e imprevistos que pudessem surgir. Agradecemos a todas as entidades governamentais, públicas e privadas que nos apoiaram.

De visita ao Huangpu River, Xangai

Fica a convicção que a Madeira e Portugal estiveram bem representados na China, e que este se tratou de mais um momento que ficará para a história deste Grupo, que há já mais de sete décadas tem sido um dos principais embaixadores da cultura madeirense pelo mundo.

Clipping de imprensa:

RTP 02-09-2019 (Áudio): Folclore da Madeira promovido na China

FN 02-09-2019: Grupo Folclórico da Camacha presente em dois festivais na China

JM 03-02-2019: GRUPO FOLCLÓRICO DA CAMACHA VAI BAILAR EM DOIS FESTIVAIS NA CHINA

JM 08-09-2019: CAMACHA MOSTRA FOLCLORE NA CHINA (COM VÍDEO)

JM 14-09-2019: GRUPO DA CASA DO POVO DA CAMACHA CONTINUA PÉRIPLO PELA CHINA

JM 15-09-2019: XANGAI: FOLCLORE DA CAMACHA ANIMA CARRUAGEM 7 (COM VÍDEO)

JM 20-09.2019: GRUPO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DA CAMACHA ‘ENRIQUECIDO’ COM DIGRESSÃO À CHINA

RTP 21-09-2019 (Video): Chineses renderam-se ao Folclore da Madeira

Nas redes: